terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comunicação pela Sustentabilidade - O Embarque


A entrada no terceiro milênio dá seqüência ao processo de expansão da telemática iniciado nas últimas décadas do século passado. A multiplicação das práticas comunicativas em redes digitais cada vez mais se efetiva no dia-a-dia das pessoas comuns, cruzando interações propiciadas pela internet com interações face a face e participando da realização da vida cotidiana. Nessas condições a “vida real” e a “vida virtual” se afetam mutuamente.”

Esse fragmento retirado do texto “A expansão do eu na vida cotidiana: a construção da subjetividade em territórios telemáticos”, de Beatriz Bretas (Professora de Pós-Graduação em Comunicação Social na UFMG) é o argumento mais adequado para o primeiro POST desse blog. O motivo: o tratamento dado à Comunicação e suas práticas neste pequeno trecho traça um paralelo imediato com a situação real de um dos conceitos mais importantes da contemporaneidade: A SUSTENTABILIDADE.

Assim como as práticas comunicativas se multiplicam em todos os âmbitos, não só nas redes digitais, há também uma necessidade urgente deste crescimento no cenário sustentável. Um crescimento que também deve afetar o dia-a-dia de todas as pessoas, através do surgimento de pequenas e grandes iniciativas, propostas e ações. Este blog pretende ser uma delas.

Acredito que apesar de todo este crescimento exponencial da Comunicação, propiciado sempre pelo aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias, ainda é de pouca eficiência a relação que esta estabelece com o desenvolvimento sustentável. Ou melhor dizendo, a relação desta em prol do desenvolvimento sustentável.

Não preciso reforçar que todo esse crescimento tecnológico de grande porte – GLOBALIZAÇÃO – têm sido acompanhado também de um impacto ambiental de proporções catastróficas e assustadoras. E o Desenvolvimento Sustentável é a única arma eficaz que possuímos para que o progresso e os recursos ambientais sobrevivam um ao outro, através do estabelecimento de uma relação simbiótica.

A Comunicação tem que fazer parte disso como uma ferramenta poderosa de execução, sendo um instrumento sustentável e não meramente mercadológico. “Comunicar sustentabilidade” já se tornou um ato insustentável. A Comunicação Sustentável não começa com técnicas de comunicação, mas com práticas de sustentabilidade.

O que pretendo fazer aqui neste blog é divulgar, discutir, pronunciar estas práticas, abrindo espaço para sugestões e novas idéias...sempre aliando o conceito de Comunicação pela Sustentabilidade. Chega de falar, vamos à ação!

* Faça sua AÇÃO: blogsustentacao@gmail.com - Critique, sugira,discuta, opine, aja.

2 comentários:

Megale disse...

que orgulho!! :D

mete bronca ai diogones...


cara, acho que aquele texto da beatriz merece um post explicativo, dexavando tudo que ela quis dizer com isso, talvez até uma pequena entrevista :D

vou mandar o blog pro eduardo e pra outros amigos que mexem com isso :D

vai fundo garoto :D

Calebe disse...

Acho digno demais!
Parabéns pela iniciativa.