quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Remade - Tecnologia Responsável



A Nokia apresentou durante o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Mobilidade), que aconteceu em Barcelona no primeiro semestre de 2008, umas das iniciativas mais bem resolvidas em termos de sustentabilidade, comunicação, tecnologia e design: o Nokia Remade.

O protótipo é um celular 100% reciclado, feito de materiais re-aproveitados que permitem que durante o processo de desenvolvimento não haja a necessidade de buscar matéria-prima nos recursos naturais, além de possibilitar a economia de energia durante o processo de produção.

Desssa forma: o chassi do celular é confeccionado em alumíno e plástico de latas e garrafas, as teclas são feitas a partir de borracha de pneus reciclados e o display gráfico utiliza sistema de economia de energia, o que dispensa a necessidade do celular ter que ser recarregado constantemente.

Apesar de ainda ser um conceito, o Remade traz emprego de novos materiais ecologicamente responsáveis sem comprometer o design ou a funcionalidade do aparelho. É um "case em forma de produto", resultado de estudos e trabalhos da Nokia em desenvolver possibilidades de tecnologia sustentável.

O Remade não é o primeiro produto da Nokia à seguir essa linha de raciocínio e até o Greenpeace já declarou que os produtos da empresa são livres de componentes agressivos ao meio-ambiente. Um bom exemplo de como uma empresa pode conseguir ser vanguardista sem abrir mão da responsabilidade social.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do Nokia Remade:



4 comentários:

Unknown disse...

Mto bacana o blog, Diogo! Vai fazer mto sucesso, vc vai ver... Depois nós temos q fazer a parceria do seu blog com seventh design.

Esse telefone da Nokia nem parece q é feito de material reciclado, prova q isso não interfere na qualidade dos produtos.


Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Nokia parece estar se esforçando para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Outro aparelho eco-friendly desenvolvido pela marca é o 3110 Evolve. Ele está aquém do Remade, já que "somente" 60% dele é feito de material reciclado, mas pelo menos passou do status de protótipo e já está sendo comercializado (não precisa nem falar que só no velho continente...). A bateria dele também gasta muito menos energia para ser recarregado. O site do Evolve é tão legal que vale a pena dar uma olhada http://www.nokia.co.uk/evolve/

Luiz Castro disse...

Quando estive na Itália li uma reportagem sobre o "antropólogo do celular", o cara chama Jan Chipchase, é londrino e trabalha pra nokia. Basicamente ele gira o mundo vendo oq as pessoas realmente precisam em um celular e como a introdução do celular no meio delas pode melhorar a qualidade de vida. Ele fala desde muçulmanos que gostariam de um celular com gps pra saber pra onde fica Meca até um indiano que aumentou sua renda concertando tvs já que ele era encontrado por seus clientes ao invés de sair por ai procurando eles. Esse tipo de estudo feito pela nokia é muito inteligente, une a diversificação com democratização tecnológica. o site do cara é esse ai: http://www.janchipchase.com