quinta-feira, 30 de outubro de 2008

FIAT - Responsabilidade Social


No último post escrevi sobre o blog Seventh Design e sobre a Fiat, citando seus projetos de responsabilidade social. Por isso, hoje resolvi trazer até vocês as boas iniciativas que a FIAT vêm cunhando, tanto em questões sociais quanto em relação ao meio-ambiente, aonde será dado um foco maior. Os temas serão divididos em dois posts.
O Porquê da FIAT? A proximidade com a cidade a qual eu resido (a fábrica está instalada em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte), o contato com a empresa através de duas palestras do Centro Estilo Fiat nos últimos 3 meses, aonde tomei conhecimento dos projetos e a importância que a FIAT têm para o estado de Minas Gerais.


Além de produzir automóveis e outros veículos de passeio em Betim, a FIAT promove nos entornos da fábrica o Projeto Social Árvore da Vida. O projeto é realizado no bairro Jardim Teresópolis, considerado um dos mais violentos da região metropolitana de BH, promovendo entre crianças e jovens:
- Atividades socioeducativas: aulas de dança, música e esportes (futsal, vôlei, judô, atletismo, basquete, handebol e ginástica).
- Cursos de qualificação profissional que contribuem para a geração de renda dos profissionais e da comunidade e para a inserção de jovens no mercado de trabalho: Eletromecânica e Audio e Vídeo.
- Cooperativa Árvore da Vida: capacitação profissional nas áreas de costura, silk e artesanato, gerando emprego e renda para a comunidade além de estimular o empreendedorismo.
- Micro-crédito: linha especial que oferece micro-crédito aos futuros empreendedores.
- Cursos de preparação para omercado de trabalho: oferecidos aos jovens do Jardim Teresópolis, inclui eletricista industrial, telemarketing, camareira, garçom, entre outros...
- Programa ABC+: alfabetização de jovens e adultos em parceria com a Prefeitura de Betim.
- Muros do Jardim Teresópolis: aulas de mosaico, grafite e pintura. Possibilita que os jovens se envolvam com a arte e o bem-estar social, promovendo também intervenções positivas nas paisagens urbanas.
- Cine Jardim: sessões gratuitas de cinema NACIONAL, com bate-papo entre autores, diretores e comunidade, além de oficinas de áudio e vídeo.


Muitos se perguntam o porquê de uma empresa investir tanto neste tipo de ação e muitos ainda pensam nisso como "desperdício de dinheiro". Mas, desenvolver estratégias socioculturais constitue em uma FERRAMENTA DE POSICIONAMENTO MERCADOLÓGICO que permite que a empresa projete seu produto e sua imagem de maneira positiva, ocupando um lugar diferenciado na mente de seus públicos cativos e públicos-alvo. Ela vira referência competitiva, estabelece ligações comerciais de multiplos e mútuos benefícios, aumenta a fidelidade de seus clientes, desenvolve novos relacionamentos organizacionais...e, além de tudo, é também UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO, já que anuncia vantagens, compara produtos e diferencia a imagem e identidade de sua marca.


Diante disso, a FIAT é uma das empresas que souberam utilizar isso de maneira muito positiva, eficiente e atraente, beneficiando a si, à sociedade e estimulando novas posturas.

Se você quiser saber mais sobre os projetos da FIAT Automóveis, clique aqui!
No próximo post: as iniciativas que a empresa elegeu para trabalhar a questão do meio-ambiente.


* Faça sua AÇÃO: blogsustentacao@gmail.com - Critique, sugira, discuta, opine, aja.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ei Diogo, ficou bem bacana o blog!

Deixo aqui a sugestão de um site norte-americano sobre sustentabilidade. As vezes eu acho ele meio difícil de navegar, mas em termos de conteúdo, é um dos melhores que eu já vi. O endereço é http://www.treehugger.com/

Enjoy it!

Anônimo disse...

Ah, uma outra coisa que eu lembrei sobre estratégias mercadológicas é o do chocolates Hersheys.
Diante da pressão do Greenpeace, a empresa afirmou que vai tirar ingredientes transgênicos dos chocolates.
claro que não foi altruísmo puro. A empresa acaba saindo bem na fita aos olhos do consumidor. Olha o link da matéria aqui:

http://www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/noticias/consuma-sem-culpa-chocolates

João Paulo disse...

É Diogo, é juntando o útil ao agradável.Agradável, porque esses tipos de trabalhos só ajudam a desenvolver o potencial das pessoas, e é uma forma de acreditar nelas.E útil, porque com esses tipos de "ajudas", deixam a empresa muito bem vista com os consumidores, assim aumentando as vendas,e deixando a credibilidade muito mais alta.Temos que bater palmas para a FIAT.

Abraço!

Anônimo disse...

Atualmente não tem propaganda melhor pra uma empresa que as suas iniciativas relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento humano. Na onda do consumo consciente todo mundo sai ganhando, principalmente a gente!