segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FIAT - Responsabilidade Social Parte II - Meio-Ambiente


Bom, assim como citado no último post, aqui está a segunda parte do tema FIAT. Nesta, apresentarei as iniciativas cunhadas em relação ao meio-ambiente. Acreditem, não são poucas.

Uma das ações que mais surpreendem diz respeito à fábrica da empresa, localizada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Estas ações buscam mantêr uma situação harmônica com o meio-ambiente e são de extrema importância, já que a fábrica, além de ocupar um enorme espaço devido ao tamanho do complexo, como Indústria Pesada deve consumir quantidades enormes de energia e matéria-prima que provêm de recursos naturais.

A FIAT compensa isto através da implantação de uma Política Ambiental e de um complexo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que compreende:

- Ilha Ecológica: possibililita a reciclagem e reaproveitamento de 93% dos cerca de 225 kilos de resíduos gerados na produção de cada veículo. Como por exemplo, o poliestireno expandido (ou, ISOPOR), que é transformado em grânulos que servem de matéria-prima para outras indústrias. São reciclados cerca de 5 a 10 toneladas por mês. Segundo a fábrica, desde 1994 a Ilha Ecológica já possibilitou a reciclagem de 22 mil toneladas de papel e papelão, evitando a derrubada de 440 mil árvores. A FIAT também foi a primeira montadora do país a eliminar totalmente a emissão de solventes oriundos dos fornos de secagem de pintura, de forma que os gases produzidos nesse processo são coletados e purificados ao invés de jogados diretamente no ar.



Ilha Ecológica - Fonte: fiat.com.br



- Estação de Tratamento de Água: a FIAT possui sua própria estação de tratamento de água, destinada à re-circulação das águas industriais. O índice de re-circulação encontra-se no surpreendente número de 92% e redução de 1.500.000 metros cúbicos no consumo de água. Isto significa que a fábrica deixa de retirar do meio-ambiente nove bilhões de litros de água, suficiente para abastecer por um ano uma cidade de 160 mil habitantes.






Estação de tratamento de Água - Fonte: fiat.com.br

- Siena Tetrafuel: desta área a FIAT não poderia abrir mão. Afinal, sua maior especialidade são os automóveis e estes são objetos de estudos constantes em todo mundo para o aproveitamento e desenvolvimento de energias alternativas que sejam viáveis e ecologicamente corretas. O Fiat Siena Tetrafuel é o primeiro carro fabricado no mundo que roda com quatro combustíveis: álcool hidratado (ou ETANOL), gasolina brasileira (possui 20% de álcool em sua composição) , gasolina pura (usada na América Latina e Europa) e o GNV, Gás Natural Veicular.
Fonte: intelog.net
Fonte: carrosderua.wordpress.com


- Fiat Palio Elétrico: os carros movidos somente à energia elétrica possuem emissão zero de poluentes. O Fiat Palio Elétrico foi desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e com a empresa suíça KWO. Possui motor com potência equivalente à 15 Kilowatts, ou 20 cavalos. Apesar disso, atinge a surpreedente marca de 130 km/h. Com um motor alimentado por uma bateria de níquel totalmente reciclável, localizada no porta-malas do veículo, possui uma autonomia de 120 kms. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas já rodou em alguns eventos realizados no país.


Enfim, além destas, ainda há a Casa Fiat de Cultura e alguns projetos de Inclusão Cultural, que realizam concursos de literatura, fotografia, filmes, dentre outros.
Um ótimo exemplo para empresas que já possuem ou desejam se inserir nesse cenário sustentável. Mesmo não sendo com ações e iniciativas de tais proporções, mas que sejam efetivas e eficazes, contribuindo sempre para a geração de posturas cidadãs. Parabéns à FIAT.


Gostaria de pedir desculpas pela demora da segunda parte do Post. Falta de tempo mesmo. E agradecer pelos e-mails e comentários recebidos desde a primeira postagem. Sinceramente, superaram minhas expectativas. Muito obrigado ao Tiago Megale, Natália Souza, César Pinheiro, João Paulo Vale, Profª Beatriz Bretas, Luiz Fernando Castro, Calebe Asafe e todos os demais que vêm contribuindo. Seguirei as sugestões mais adiante. Grato!


* Faça sua AÇÃO: blogsustentacao@gmail.com - Critique, sugira, discuta, opine, aja.
Fonte: http://www.fiat.com.br/ e FIAT - Responsabilidade Social

2 comentários:

Calebe disse...

É inevitável não compararmos essas ações com o novo posicionamento da GM, grande concorrente da FIAT: www.chevrolet.com.br/reinventamoscaminhos . Uma das coisas legais da nova campanha deles foi um projeto de caronas do endomarketing, que fez com que funcionários que não se conheciam descobrissem que moravam perto e podiam compartilhar carro. Mas e aí, será que fazer propaganda para diminuir o uso do produto vale o suficiente para a marca? Que saldo a gente pode esperar disso? Carros mais caros, talvez?

Anônimo disse...

A Fiat realmente está fazendo um trabalho fantástico de responsabilidade social, e melhor ainda depois que foi considerada a melhor empresa do país em 2008 pela Revista Exame (http://www.fipal.com.br/news.php?news=168).
E olha que eu nem sabia de tudo isso que foi falado aqui!