terça-feira, 25 de novembro de 2008

Brinde Storm & Marketing Verde

Camisas, bonés, canetas, chaveiros, relógios, sacolas, embalagens, doces, adesivos, porta-documentos, porta-cartões, baralho, brinquedos, colecionáveis...quanto brinde!

Brindes promocionais são ferramentas acentuadas de comunicação e de marketing que intencionam gerar um impacto positivo e pontual na mente do consumidor. Além de uma grata surpresa ao cliente, eles contribuem na manutenção da marca e na fidelização de públicos.

Muitas vezes geram resultados positivos traduzidos em elevação nas vendas de produtos e ressaltando a presença da empresa no mercado.

Estes "aparatos" são a linha de frente, a milícia que ajuda na batalha por mercados, segundo Roberto Marinho, em seu texto "A nova onda chamada Brinde-Storm" . Roberto cita que "...está implícito que existe uma crescente aposta nas ações de comunicação, com foco nos brindes promocionais, mesmo que os budgets sejam, em absoluto, mais reduzidos. Nota-se, maior canalização de recursos para esta solução, em detrimento de outras ações. Daí considera a surgimento de uma grande e nova onda que estão chamando de brinde storm" .

Mas em meio a essa "tempestade de brindes" que alavanca tentativas de conquistar a mente e o bolso dos clientes, há também de se buscar diferenciação para se obter destaque. A BR Mania, rede de lojas de conveniência da distribuidora de combustíveis Petrobrás buscou esta diferenciação no Marketing Verde.

Com a influência das questões ambientais, as práticas de marketing verde têm ganhado muito espaço nas corporações como forma de romper ameaças e manter a fidelidade do consumidor com produtos e ações ecológicas. A BR Mania capitalizou essa estratégia unindo-a ao brinde, através da "Promoção Verde Futuro".

A promoção é realizada da seguinte forma: nas compras acima de R$ 25,00 nas lojas BR Mania, o cliente ganha o KIT ECOLÓGICO, composto por: VASO + SEMENTE (girassol) + Terra. Confira:




Kit Ecológico da promoção "Verde Futuro"

A embalagem (desmontada na foto) é feita de papel reciclado e oferece as instruções para plantio. São 5 sementes de girassol e uma quantidade de terra na medida para o vasinho, que é uma espécie de xaxim biodegradável:


Kit Ecológico da promoção "Verde Futuro"

É bem fácil de plantar e basta apenas regar uma vez ao dia. Após um tempo, re-plantar em um vaso maior ou jardim para que as raízes possam continuar a se desenvolver.

Ecologicamente viável, diferenciado e porque não, muito carismático. O Kit Ecológico da BR Mania é uma "nuvem de destaque" no campo do brinde storm. Uma iniciativa eficiente para demonstrar também como a empresa está contextualizada e busca vanguarda até nos pequenos detalhes.

Afinal de contas, nem todos os brindes são colecionáveis e tão duradouros como. Muitos acabam esquecidos ou jogados no lixo, volumando lembrança em forma de resíduos em aterros sanitários. Já este, além de buscar o aumento das vendas, "planta" a empresa na mente do cliente. E acima de tudo, semeia uma boa idéia.

* Faça sua AÇÃO: blogsustentacao@gmail.com - Critique, sugira, discuta, opine, aja.

Obrigado enormemente à Natália, que me sugeriu o post sobre brindes e me deu o kit ;-) .

5 comentários:

João Paulo disse...

Simplesmente sensacional esses brindes da Petrobrás. Quem me dera se todos fizessem algo do tipo!
Bacana d+ cara!Abração!

Megale disse...

Eu quero um girassol desses pra mim!

Fantastico! :D

Vou lá na BR Mania comprar cerveja, já volto :P

Calebe disse...

A intenção foi até boa, a idéia foi até legal, mas acho que não deveria ter usado tanto plástico se quer ser realmente ecológico...

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima. Acho a iniciativa muito legal, mas tem que ser feita com cautela pra não sair pela culatra. Fiquei abendo também que, infelizmente, a Petrobras saiu de um índice internacional de empresas resposáveis com a sustentabilidade. Tudo temporário acredito. Tomara que ações como essa continuem pra que ela possa voltar com tudo!

E ficou ótimo o novo layout!

Carlos disse...

Parabens pelo Blog