sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Salão Internacional do Automóvel - POST III

Completando os POSTS sobre o Salão Internacional do Automóvel, falarei sobre a Volkswagen, que marcou presença com um dos maiores e mais atraentes stands do evento.

O stand era muito grande. Apresentava por volta de 19 modelos e suas versões, incluindo: o conversível EOS, o SUV Tiguan, o conceito Passat CC, uma VW Kombi customizada pela equipe do Pimp My Ride Brasil, variações da linha Novo Gol e Voyage, dentre outros...mas o que chamou bastante a atenção foi a linha de conceitos BlueMotion.

Blue é uma referência a cor oficial da VW, à agua e ao ar. E Motion, à questão do movimento de seguir em frente...


Polo Blue Motion: detalhe da grade frontal


Aplicada nos modelos Novo Gol, Fox e Polo, o conceito BlueMotion se baseia em uma premissa de redução de consumo e de emissão de poluentes. Os veículos receberam um kit aerodinâmico que inclui defletor traseiro e spoilers na frente, na traseira e na lateral, além de novo desenho da grade frontal. Tudo isso diminiu a resistência aerodinâmica, ou seja, faz com que o carro "corte" o ar mais facilmente, tornando menor o esforço gasto em seu movimento. Os carros da linha também são equipados com pneus ecológicos, que levam sílica em sua formulação, ajudando a diminuir o atrito com o solo, sem prejudicar a aderência. Tudo para reduzir o consumo de combustível.

Polo BlueMotion: Fonte: http://dearad.files.wordpress.com/


O motor sofreu alterações de calibração que favorecem a redução de CO2. A transmissão, mudanças nas relações de marchas, tornando-as mais longas, o que proporciona maiores velocidade com rotações mais baixas do motor. Resultado: redução no consumo.
Segundo a VW, o Polo BlueMotion, já disponível na Alemanha em versão à Diesel, roda 100 Kms com apenas 3.9 litros de gasolina...ou seja, gasta menos de meio-litro de gasolina pra rodar 1 kilômetro. Você pode ir de Belo Horizonte à São Paulo (586 kms) por exemplo, com cerca de 24 litros de combustível (o tanque de um carro tem em média entre 48 e 60 litros). Pouco combustível, pouca emissão, grandes distâncias percorridas.

Confira o vídeo do Polo BlueMotion:



Não é um conceito "verde", mas se tratando de indústria automobilística, é um dos mais próximos que temos da realidade, já que a maioria dos carros que utilizam propulsões limpas ainda tem custo de produção e de mercado altíssimos, sendo por enquanto inviáveis...pelo menos aqui no Brasil.


Espero ter contribuído para o conhecimento sobre a relação dos automóveis com a sustentabilidade. Até a próxima.

* Faça sua AÇÃO: blogsustentacao@gmail.com - Critique, sugira, discuta, opine, aja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você foi ao Salão do Automóvel??? Agora fui eu quem fiquei com inveja do seu projeto experimental!