quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Música e Responsabilidade Social

Hoje, vendo o clipe de uma das minhas bandas favoritas, me veio à mente um texto muito bom do Ricardo Voltolini, "Uma lição de sustentabilidade" , publicado em Agosto na Revista Digital Envolverde.

O texto discorre sobre como a Nike fez para contornar o escândalo global que a atingiu em 1996, quando surgiu uma denúncia de que a fábrica de um de seus fornecedores na Indonésia estava se utilizando de mão-de-obra escrava e infantil. Hoje, a empresa virou exemplo de responsabilidade social, mas como o próprio texto do Ricardo diz, não é um caso finalizado sobre sustentabilidade.
Mas o que isso tem a ver com "o clipe de uma das minhas bandas favoritas"?
Inúmeros artistas e bandas se utilizam do espaço disponibilizado à eles, ou do próprio material que produzem para tentar conscientizar as pessoas à respeito de alguma questão social, política, cultural ou econômica. Participam e organizam shows em benefício à causas, se aliam à organizações, mobilizam pessoas para se aliar as suas bandeiras. E uma banda que lida com isso muito bem é o Rise Against.




O Rise Against é uma banda americana de hard-core melódico. Engajados em questões sociais (os quatro músicos são vegetarianos e apoiadores declarados do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals)) lançaram em 2006 o álbum The Sufferer and The Witness. E são nos dois primeiros singles do álbum que se pode notar o ativismo do Rise Against e o que a banda tem a ver com o texto do Ricardo Voltolini e o escândalo da Nike.
No clipe de "Prayer of the Refugee", a banda performa a música dentro de uma enorme loja de varejo ao melhor estilo Wal-Mart. E ao passear pelas prateleiras e pelo estoque, são mostrados produtos e derivações do que acontece por trás do processo de produção destes. E a primeira situação a ser focada no clipe é justamente uma referência clara ao caso de exploração de trabalho escravo e infantil na fábrica do fornecedor da Nike na Indonésia, quando é mostrada uma criança asiática produzindo um tênis, em condições aparentemente precárias. Repare, já aos 53 segundos de vídeo:



Letra de "Prayer of The Refugee"

No clipe de "Ready to Fall" a banda novamente demonstra o comprometimento de sua música com a responsabilidade social. No vídeo, são mostradas inúmeras imagens chocantes de violência contra os animais e contra o meio-ambiente. Pesca exploratória, desmatamento, maus tratos, consequências do aquecimento global e das mudanças climáticas, dentre outros. Confira:

Letra de "Ready to Fall"

O Rise Against é uma banda bem mais "alternativa" do que se costuma ver nos canais normais de TV e estações de rádio. Talvez por isso sou obrigado à adiantar que a música deve não agradar à gregos e troianos. Mas considero um exemplo à ser seguido por outros artistas,uma mensagem importante para ser absorvida que também se traduz em uma forma de se identificar com públicos diversos. Como o próprio texto do Ricardo diz, "uma lição de sustentabilidade".

"Toda ação tem uma reação. Nós temos apenas um planeta...e uma chance"

Mensagem de Tim Mcllrath, ao final do clipe de "Ready to Fall"

* Sabe de mais clipes e bandas envolvidos com sustentabilidade e responsabilidade social? Envie sua sugestão para blogsustentacao@gmail.com !

Nenhum comentário: